PORTFOLIO INDIVIDUAL 3
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
03
2 DESENVOLVIMENTO
04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
07
REFERÊNCIAS
08
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema o processo de institucionalização da gestão publica com o objetivo de refletir sobre a origem histórica da profissão dos avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão.
O gestor público é o responsável por planejar, assessorar processos deliberativos, coordenar ações e avaliar programas e políticas públicas em organizações estatais e não estatais, nacionais ou internacionais. Sua atuação é vista em todos os níveis, União, estados e municípios em que há utilização de recursos empenhados para a produção de bens públicos.
Logo mais abaixo será explanado alguns temas relacionados à gestão pública, conceituando, mostrando para que serve e a quem serve, a informatização na gestão pública, entre outros.
2 DESENVOLVIMENTO
O termo Gestão Pública pode ser conceituado como um processo administrativo tipificado em seis etapas: planejamento, programação, orçamentação, execução, controle e avaliação das políticas públicas que vise à concretização de políticas públicas, direta ou indiretamente, por uma entidade publica ou privada, constitui-se em Gestão Pública.
Esse conceito interage com a definição do Ato de Administrar, dito a mais de meio século por Fayol , como sendo as funções administrativas de Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, podendo identificar uma analogia entre os retratados por Fayol e os atuais princípios fundamentais do Decreto-lei 200/67.
Fayol, ao Definir a Previsão, como visualização do futuro, avaliação e aprovisionamento em função dele, e a Organização, como instrumento na constituição de um duplo organismo material e social da Entidade, deixou evidente a existência de uma relação de seus ensinamentos básicos com o Planejamento,