Trabalho Pronto Jonica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento histórico do Brasil entre as décadas de 60 a 80 do século XX, usando como base o texto “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil”, com ênfase na aplicação de políticas sociais, mudanças do serviço social e a inserção de novos elementos na profissão; para que, desse modo, seja possível compreender as mudanças com a crise capitalista e suas manifestações no período.
2 DESENVOLVIMENTO
As transformações ocorridas durante o processo de mudança se desenvolveram de forma dependente do capital internacional, de forma que ao compreendê-las, se compreenderá, também, a crise capitalista com suas mudanças e manifestações (que não se limitam apenas à economia e política, mas abrange os campos dos valores, conhecimentos e ideias). Através dos meios de comunicação e da publicidade em si, as mudanças na crise capitalista acabam induzindo a um imperialismo cultural articulado, apontando sempre para o individualismo e para o consumismo.
De acordo com o texto “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil”, de autoria de Potyara Amazoneida, “Em meados da década de 1960 a 1980 o assunto político brasileiro anunciava um período de grandes modificações sociais. Nos mais diferentes campos da vida nacional surgiam movimentos sociais de intensidade abarcante. Das alianças camponesas, no meio rural nordestino, ao movimento pelas reformas de base no centro-sul desenvolvido, as reivindicações populares do período produziam permanente mobilização no interior da sociedade, dotando de grande expressão as bandeiras de lutas sociais das classes trabalhadoras. Como vimos, o contexto político populista podia oferecer respostas apenas parciais aos movimentos de reivindicação popular”. Desse modo, foi feita uma significativa reformulação das formas de gestão