Plano de aula baseado na concepção construtivista
Curso Técnico em Enfermagem
ASSUNTO:
Patologias Cardiovasculares
NECESSIDADE:
Este conteúdo é suma importância para que o educando possa assimilar de forma significativa o processo das doenças cardiovasculares.
É necessário ainda que o educando seja estimulado à pesquisa sobre o assunto, de casos na própria família, nos serviços de saúde ou comunidade para que este possa trazer para a sala de aula suas experiências dentro de sua rotina de vida e de trabalho, visto que muitos alunos já trabalham na área da saúde.
A concepção construtivista, define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os erros de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivência os dois processos, sendo ao mesmo tempo o que passa os seus conhecimentos e o que aprende. Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem é resultado de condicionamentos. Para ele é construído numa interação entre organismo e meio: quanto mais complexa essa interação mais inteligente é o indivíduo.
OBJETIVO GERAL:
- Refletir sobre os diversos aspectos do cuidado a pacientes com agravos de patologias cardiovasculares, considerando os princípios de complexidade progressiva e integralidade dentro da humanização.
OBJETIVOS ESPECÍFiCOS:
- Conhecer os principais sinais e sintomas;
- Conhecer as causas;
- Conhecer os principais exames solicitados;
- Conhecer os principais medicamentos utilizados;
- Elaborar um plano de cuidados dentro da humanização;
- Elaborar pesquisa sobre as diversas patologias