Plano Brasil Maior - PAC
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO
(PAC 2) - ÁGUA PARA TODOS
Introdução
A água é universalmente reconhecida como um bem indispensável à vida e ao desenvolvimento. Os seus diferentes usos garantem a vida no planeta e impulsionam o desenvolvimento econômico. Isto, porém, não se faz sem custos para a sociedade. Agressões ao meio ambiente, exaustão e poluição de rios e de aquíferos, são algumas das consequências mais evidentes.
Em 2000 o Governo Federal criou a Agência Nacional de Águas (ANA) com objetivo de planejar e implantar uma política nacional de gestão dos recursos hídricos.
Contudo, apesar dos avanços conseguidos com a atuação da ANA e, de modo especial, da melhoria na gestão e fiscalização pelos órgãos estaduais e municipais nos últimos anos, muitos dos nossos aquíferos continuam sendo explorados sem qualquer tipo de controle.
Em 2012 o Semiárido Brasileiro, também conhecido como Polígono das Secas, que compreende os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,
Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e extremo norte de Minas Gerais e do
Espírito Santo, enfrentou graves problemas de estiagem.
O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é, até o final de 2014, levar água para 750 mil famílias, principalmente do semiárido brasileiro, universalizando o acesso de água a populações carentes residentes em comunidades rurais, além de oferecer água para o consumo animal por meio de tecnologias diferenciadas.
Contextualização
A aquisição de PERFURATRIZES, ou melhor, Conjunto de Perfuração para Poços
Artesianos – Sonda, chassi-caminhão e acessórios, é uma demanda do Ministério da Integração Nacional (MI), com objetivo de continuidade das ações que visam minimizar os impactos da seca junto à população por ela afetada. São cerca de 25 milhões de pessoas, moradoras do Semiárido ou de municípios que decretaram