teoria da relatividade especial
A teoria da relatividade foi uma revoluçao para o Seculo XX, pois ela provocou inumeras transformaçoes em conceitos basicos. Originalmente pretendia explicar certas anomalias no movimento relativo, mas no decorrer do processo, converteu-se em uma das teorias basicas mais importantes das ciencias fisicas e se tornou base para que os fisicos demonstrassem a unidade essencial da materia e da energia , do espaço e do tempo, e a equivalencia entre as forças de gravitaçãoe os efeitos da aceleração de um sistema.
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias:
-Teoria da Relatividade especial : que estuda os fenomenos em relação e referenciais inerciais.
-Teoria da relatividade geral – que aborda fenomenos do ponto de vista não inerciais. Apesar de formar a mesma teoria, elas foram feitas em periodos diferentes, ambas trouxeram o conhecimentode que os movimentos do universo nao sao absolutos, mas sim relativos, e isso veremos no trabalho a seguir !
A FÍSICA CLÁSSICA DE CABEÇA PARA BAIXO
Como Einstein descobriu a Teoria da Relatividade Especial
Jürgen Renn
Instituto Max Planck para a História da Ciência
Wilhelmstrasse 44
10117 Berlin Alemanha
Data: Março de 2004
Albert Einstein, cujo 125o. aniversário comemoramos este ano, por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaco e tempo com a sua Teoria da Relatividade: primeiro no âmbito da Teoria Especial de 1905 e depois com a Teoria Geral de 1915. Como foi o jovem Albert Einstein capaz de dar início a esta revolução?
De acordo com a Teoria da Relatividade Especial, relógios e réguas que se movem em relação a um referencial inercial comportam-se de maneira diferente daqueles que se encontram em repouso em relação a este mesmo referencial. Relógios em movimento funcionam mais devagar e réguas se encolhem ao longo da direção do movimento. Enquanto que na Física Clássica espaço e tempo fornecem, em cada teoria ou experimento, um