Astronomia basica
Capítulo 2
Movimentos dos Corpos Celestes
Neste capítulo, vamos discutir o movimento aparente dos corpos celestes. Ao final dele, seremos capazes de compreender por que o Sol, a Lua e os planetas “movem-se”, mais as estrelas não.
01. Movimento das Estrelas
Todo mundo sabe que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Menos conhecido é que quase tudo no céu, incluindo a Lua, planetas e a maioria das estrelas, também eleva-se do Leste e põe-se no Oeste. Este é o grande movimento de objetos no céu e isto é devido à rotação da
Terra.
Imaginemos que em uma noite estrelada, num lugar de horizontes amplos, se observamos o céu teremos a impressão de nos encontrarmos no meio de uma grande esfera incustrada http://www.lcsd.gov.hk/CE/Museum/Space/Ed de estrelas. Esta grande ucationResource/Universe/framed_e/lecture/c esfera é denominada de h02/risefall.html esfera celeste; onde o Sol, as estrelas, as constelações, os planetas, etc. estão localizados. Como a Terra está girando de oeste para leste, tudo na esfera celeste aparentemente irá mover-se do leste para o oeste. Eis porque o Sol nasce no Leste.
A partir da imagem, podemos ver que aquelas estrelas perto do pólo norte celeste nunca se põem e são chamadas de estrelas circumpolares. Uma das estrelas circumpolares, chamada
Estrela Polaris (Alfa da Ursa Menor), é especial porque é muito perto do pólo norte celeste.
Assim,
parece estar estacionária.
A posição da estrela Polaris em relação ao solo depende da latitude do observador. Por exemplo, para as pessoas em
Hong Kong, a latitude (L) da
Polaris será aproximadamente
22,4° acima do solo em relação ao norte.
Desta maneira, algumas estrelas nunca irão surgir. As pessoas
no hemisfério norte nunca podem ver estrelas perto do pólo sul celestial, e as pessoas no hemisfério sul não verão a estrela Polaris. Pobres dos sulistas, pois não há nenhuma estrela tão brilhante perto do pólo sul celestial.
Aqui