Teoria da Relatividade
Trabalho de Tópicos de Física
Rio Verde,06 de Dezembro de 2013
Colégio Estadual “Martins Borges”
Aluno: Arthur Medeiros
Série: 1° ano Turma: “F” Turno: Matutino
Introdução
A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos.Originalmente pretendia explicar certas anomalias no movimento relativo, mas no decorrer do processo converteu-se em uma das teorias básicas mais importantes das ciências físicas e se tornou base para que os físicos demonstrassem a unidade essencial da matéria e da energia,do espaço e do tempo,e a equivalência entre as forças de gravitação e os efeitos da aceleração de um sistema.
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias:
Teoria da Relatividade Especial: que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais.
Teoria da Relatividade Geral: que aborda fenômenos do ponto de vista não-inercial.
Apesar de formar uma só teoria,elas foram feitas em períodos diferentes, ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos.
Teoria da Relatividade
Relatividade Especial
A teoria da relatividade especial (ou restrita) foi publicada em 1905 pelo físico Albert Einstein e foi a solução para um dos três maiores conflitos da física. O conflito diz respeito às propriedades da luz e seu comportamento.
A física de Newton afirma que é possível ficar lado a lado com um raio de luz se o observador estiver na velocidade da luz, vendo-o parado, ao contrário do que diz os estudos sobre o eletromagnetismo desenvolvido por Maxwell. Eis o primeiro conflito, que foi resolvido por Einstein. A teoria da relatividade especial se apóia principalmente em dois pilares. O primeiro pilar são as leis da física que dizem respeito às propriedades da luz e seu movimento, enquanto o segundo é conhecido como princípio da relatividade.
O princípio da