compressor
Compressor e seus Tipos
O compressor é basicamente um equipamento eletro-mecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
Um compressor pode funcionar de um série de maneiras diferentes, dependendo de sua engenharia interna, mas os tipos mais comuns e mais facilmente encontrados operam fazendo a pressão aumentar por meio de uma diminuição do espaço interno, que é ocupado pelo fluido gasoso de dentro do compressor. Depois que o espaço é ocupado e a pressão está muito alta dentro do compressor, há o acionamento de uma válvula por onde se dá o escape desse fluido. Assim, esse fluido pode sair com uma grande força.
A Primeira aplicação do ar comprimido, certamente, ocorreu na pré-história, para avivar as brasas de uma fogueira. E o primeiro compressor, os pulmões humanos, é capaz de fornecer uma vazão de 100 l/min. a uma pressão de 0,02 a 0,08 bar em valores médios.
Por volta de 3.0 AC, quando o homem começou a trabalhar com metais esse compressor, os pulmões humanos, mostraram-se ineficiente e passou-se a utilizar o vento como fonte de ar.
Em 1762 John Smeaton registra a patente de um compressor acionado por uma roda d’água.
Em 1857 foi feita a primeira experiência de sucesso no transporte de energia por meio de ar comprimido, na construção do túnel Mont Cenis, nos Alpes Suíços.
O escoamento e aumento de pressão de fluidos compressíveis tornou-se possível por máquinas como os compressores, ejetores, ventiladores, sopradores e bombas de vácuo e o surgimento de novas técnicas de construção e o desenvolvimento de novos materiais foram cruciais para o aprimoramento de novos compressores.
Compressores de Ar para Serviços Ordinários:
Os compressores de ar para serviços ordinários são fabricados em série, visando