Compressores
Definição: Compressores são equipamento nos quais o trabalho é realizado sobre um gás passando através deles afim de aumentar a pressão.
Compressores Volumétricos:
-Elevação da pressão obtida através da redução do volume ocupado pelo gás
-Processo intermitente, a compressão acontece em sistema fechado; sem contato com sucção ou descarga.
-Possuem 2 elementos principais : impelidor e difusor
Compressores Volumétricos Alternativos:
A compressão do gás é feita em uma câmara de volume variável por um pistão, ligado a um mecanismo biela manivela similar ao de um motor alternativo. Quando o pistão no movimento ascendente comprime o gás a um valor determinado, uma válvula se abre deixando o gás escapar, praticamente com pressão constante. Ao final do movimento de ascensão , a válvula de exaustão se fecha e a de admissão se abre , preenchendo a câmara a medida que o pistão se move.
Compressores Volumétricos Rotativos:
Um rotor é montado dentro de uma carcaça com excentricidade. No rotor são montadas palhetas moveis de modo que a rotação faz as palhetas se moverem para fora ou para dentro de suas ranhuras. O gás contido entre duas palhetas sucessivas é comprimido a medida que o volume entre elas diminui devido a rotação e a excentricidade do rotor.
Compressores Volumétricos Alternativos de Diafragma:
Esse tipo de compressor possui uma membrana que separa o embolo da câmara de trabalho; o ar não entra em contato com as peças moveis. Portanto o ar comprimido está isento de óleo , o que faz deste compressor ser largamente empregado em industrias alimentícias , farmacêuticas e químicas.
Compressores Volumétricos Alternativos de Pistão:
O ar comprimido é produzido de forma descontinua , já que na fase compressão não a compressão no cilindro.
Compressores Rotativos de Palhetas:
Rotor gira excentricamente dentro de uma carcaça. O ar entra na região de maior excentricidade, ficando retido entre duas palhetas.
Compressores Rotativos de