Compressores
Compressores
Professor: Trabalho realizado por:
Fernando Cruz Pedro Rocha nº080250036
Índice
Introdução 3 Princípios teóricos: 4 Tipos de compressores 6 Compressão volumétrica: 6 Compressão dinâmica: 6 Eficiência dos compressores de ar 7 Classificação quanto as aplicações: 8 Compressores alternativos: 10 Compressores rotativos de Palhetas 12 Compressores rotativos de parafusos 13 Compressores rotativos de Lóbulos 14 Compressor dinâmico centrífugo (radial) 15 Compressor dinâmico axial 16 Equipamentos auxiliares 17 Localização e instalação do compressor: 19 Manutenção 20 Exemplo de uma instalação de ar comprimido. 22 Conclusão: 23 Bibliografia: 24
Introdução
Neste trabalho será feita uma apresentação do modo de funcionamento, características, tipos e aplicações dos compressores industriais bem como os principais aspectos na sua manutenção. Para tal foi efectuada uma pesquisa tanto na internet como em livros.
Começamos por definir um compressor:
O compressor é um equipamento industrial criado para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogénio, etc…). E que possuem inúmeras vantagens em comparação com outro tipo de equipamentos.
Vantagens:
Os gases têm uma densidade muito menor que os líquidos, tornando por isso os sistemas mais leves.
O ar não tem o perigo de se inflamar.
Não há necessidade de linhas de retorno.
Para potenciais iguais os equipamentos respectivos são mais leves no caso das instalações pneumáticas.
É possível armazenar pressão pneumática, o que já não acontece com a pressão hidráulica, uma vez que os líquidos não são compressíveis.
São mais limpos.
Desvantagens:
Quando utilizados para transmitir pressões, os sistemas pneumáticos tem maior tempo de resposta que os sistemas hidráulicos, não permitindo uma regulação tão perfeita como esta. Em regra são mais difíceis de vedar fugas.
Princípios teóricos:
Propriedades