Plano Aula aluno Surdo
PLANO DE AULA
Disciplina
- Artes
Tema
- Música brasileira
Objetivos
- Promover o desenvolvimento integral das crianças favorecendo trocas, e aumento do interesse em compreender o outro;
- Interpretar corporalmente e gestualmente os diferentes ritmos musicais;
- Criar expressões corporais, mímicas, com base nas canções escolhidas;
- Desenvolver a noção espacial do aluno em relação a si próprio, em relação aos outros, em relação ao espaço de apresentação;
Conteúdo
- Música, Dança
Anos
- 2º ao 5º
Tempo Estimado
- Três aulas
Material necessário
- Instrumentos musicais (flauta, violão, tambor, etc), cd´s de músicas brasileiras vários ritmos, dvd´s musicais e de dança, aparelhos de som e DVD, fotos.
Desenvolvimento
- 1ª Etapa: Depois de realizar um levantamento sobre os ritmos e as danças brasileiras, faça uma roda de conversa. Apresente aos alunos dois ritmos ou duas danças. Deve-se trabalhar com exemplos bem diferentes. Leve para a sala fotos de alguns instrumentos utilizados nessas manifestações musicais. Deixe que os alunos escolham uma foto. Com base no eleito por eles, proponha a realização de uma vivência rápida. Sugira uma interpretação livre da música e faça algumas paradas e perguntas: Qual experiência tátil se sente nas vibrações da caixa de som? Podem distinguir o tempo musical por meio destas vibrações? São mais fortes/fracas? De que manifestação da dança estamos falando/sentindo? Quais os instrumentos? Vocês conhecem o ritmo?
- 2ª Etapa: Estimular as crianças a perceberem a relação entre os instrumentos e os tipos de movimento e de expressão corporal. Faça perguntas: Como nos expressamos quando dançamos o ritmo lento? As associações devem ser priorizadas pelo movimento e não pelo som. As questões devem valorizar a identificação visual. Utilize imagens e cenas de dança para ajudar o entendimento do aluno surdo.
- 3ª Etapa: Divida a sala em grupos e peça que construam uma pequena