Planificação
Ex: Direito à propriedade.
Valores, modelos e prática social- as normas, resultado do valores aceites pela coletividade, corporizam modelos a seguir por cada um dos seus membros, exteriorizando verdadeiros figurinos de comportamento. Esses modelos, que os indivíduos vão interiorizando desde o nascimento, funcionam como padrões de comportamento, tornando psicologicamente difícil cometer atos proibidos, isto é, impedindo ou dificultando o desenvolvimento de comportamentos que se afastam da norma.
A interiorização dos modelos sociais é indispensável ao funcionamento da sociedade. A relativa conformidade com os modelos de conduta impostos pelo grupo e baseado nos valores socialmente aceites são características do comportamento dos indivíduos. O nosso comportamento é mais conforme com esses modelos, deste modo cada individuo responderá aos vários estímulos com que é confrontado de forma semelhante à resposta da generalidade dos membros do grupo.
Diversidade cultural-padrões de cultura e etnocentrismo cultural. Uma vez que cada grupo engendra a sua cultura, é natural que cada sociedade possua os seus padrões culturais, tipos formais de comportamento individual e coletivo, que condicionam, explicam e explicitam as atitudes no grupo e do grupo. Deste modo, a compreensão dos comportamentos humanos exige o conhecimento dos seus padrões de cultura. Tal conhecimento permite-nos entender a razão e a imprescindibilidade de certos acontecimentos que, de outro modo, nos pareceriam esquisitos aberrantes. A cultura surge, pois, como um dado fluido e relativo. Não há cultura mas culturas.
Padrões de cultura: Os padrões de cultura funcionam como o código que