Vida e obra de Aristóteles
Nosso trabalho contém a biografia de Aristóteles e seus principais campos de investigação.
Aristóteles, discípulo de Platão, nasceu em Estágira, colônia de origem jônica encravada no reino da Macedônia. Filho do médico do rei Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos.
Em 367 a.C., aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, na qual permanecerá por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C. O fato mesmo de ser filho de médico poderá ter dado a Aristóteles o gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso como metafísico. Em nosso trabalho, abordamos seus principais campos de investigação.
A lógica aristotélica é um dos estudos formais mais modernos da lógica, ainda presente nos dias de hoje. Foi, sem dúvida, um imenso desenvolvimento da teoria lógica, obtendo grande respeito durante séculos. Ela é baseada no processo dedutivo, utilizando uma premissa maior, uma premissa menor e uma conclusão. Esse processo leva em conta dois princípios básicos: o silogismo e não contradição. Todavia, a lógica de Aristóteles encontrou uma espécie de barreira nesse último século: o nascimento da chamada logica moderna. Foi, sem dúvidas, uma reviravolta no estudo da logica. Porém, apesar das limitações impostas ao trabalho de Aristóteles, os próprios alunos treinados em técnicas de logica moderna continuam utilizando os relatos aristotélicos como base de seus trabalhos. Não só pela clareza de seus resultados, mas também pela forte influencia que o legado aristotélico ainda exerce na contemporaneidade. No sistema aristotélico, a ética é a ciência das condutas, menos exata na medida em que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. Ela não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as