Planejar
Gestão de recursos humanos está incorporada e não desassociada das estratégias organizacionais. Essa incorporação e alinhamento determinam as acções e atitudes na gestão de pessoas, que impactam no sucesso do negócio.
Evolução histórica da gestão dos recursos humanos
Desde a antiguidade, quando as mulheres e crianças tinham como tarefa a colecta de frutos silvestres e os homens a caça, havia já o que chamamos de gestão de recursos humanos. Isto para dizer que a gestão de recursos humanos sempre esteve presente nas nossas vidas.
Depois da fase da antiguidade, surge a fase da revolução industrial, ela que justifica o surgimento dos recursos humanos. A fase da revolução industrial diz que os homens devem trabalhar 18 a 20h de tempo, o que teve como consequência a fadiga, e outras doenças indesejáveis pelo facto de não ter cura naquele tempo das mesmas. Com isso investigadores como fayol, investigaram e fizeram parte desta fase dizendo que o ser humano deve descansar, devido as mortes no trabalho, desta forma dividiram o dia em 3 partes que são, 8horas de trabalho, 8horas de laser, 8horas de descanso.
Na erra moderna com a evolução da tecnologia no meu entender, só vem reforçar aquilo que foram os recursos humanos na revolução industrial, ou seja todo o que fazemos e com base nos cientistas e pensadores da época da revolução industrial.
A grande diferença entre as 3 fases é:
Na antiguidade, baseava-se no empirismo, enquanto que na revolução industrial, começa a ciência e por fim a era moderna há ciência e evolução das tecnologias.
Planear
Significa interpretar a missão organizacional ao estabelecer os objectivos da organização e dos meios necessários para a realização desses objectivos com o máximo de eficácia e eficiência, ou seja, olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as acções necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã.
Planeamento estratégico