Planejamento e controle de projetos
1) Sistema: É um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo efetuam determinada função.
2) Sistemas administrativos: são abertos pois a organização realiza transações em troca de energias com o meio ao qual está inserida.
Características gerais dos sistemas abertos:
Importação de energia: entrada de materiais como matéria prima.
Transformação: processamento dos insumos em produtos finais.
Exportação ou produto: saídas de certos produtos para o ambiente, output.
Sistema como ciclo de eventos (processos): atividade tem caráter cíclico. Repetição do ciclo de atividade.
Entropia negativa: As organizações se movem para a desorganização, isso se chama processo entrópico. Cabe ao administrador inverter o processo entrópico de modo que a empresa siga da desorganização para organização.
Feedback – retroalimentação: inputs de informação, que alerta sobre o ambiente e sobre o funcionamento do próprio sistema.
Homeostase – equilíbrio: Auto regula seu ambiente interno para manter-se estável - Inter- relação.
Diferenciação: a padronização é substituída por funções especializadas, hierarquizadas e diferenciadas. Isso é feito para elaboração da estrutura.
Equifinalidade: Um mesmo fim pode ser alcançado por maneiras diferentes.
Características das organizações como sistemas abertos:
Comportamento probabilístico e não-determinístico: O ambiente é sem fronteiras e tem variáveis desconhecidas. As organizações respondem muitas variáveis ambientais que não são totalmente compreensíveis.
As organizações como partes de uma sociedade maior e constituídas de partes menores: Sub-sistemas dentro de sistemas desperta inter-relação e produzem sinergia, que é esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.
Interdependências das partes: Na divisão de trabalho, as partes precisam ser coordenadas por meio de integração e de trabalho.
Homeostasia versus