Dinâmica da Crosta Terrestre
Ao longo dos tempos as pessoas formularam diferentes teorias para explicar a origem do Universo, da
Terra, da vida, dos seres humanos. A forma do Universo e sua dinâmica já foram explicadas por teorias filosóficas, científicas e religiosas. Algumas teorias afirmam que o Universo sempre existiu, é eterno e estável. Com base nessa visão, não cabe falar em origem e evolução do mundo.
Atualmente, de acordo com os conhecimentos de que dispomos, a teoria mais aceita sobre a origem do
Universo é a do Big Bang (Grande Explosão). Ela é fruto de uma sequência de descobertas, hipóteses e de numerosas pesquisas que continuam sendo feitas por astrônomos, físicos, astrofísicos, matemáticos e outros cientistas. Em 1929, o astrônomo Edwin Hubble descobriu que as galáxias que formam o Universo estavam se afastando umas das outras. Observou também que, quanto mais distante a galáxia, mais rápido é seu afastamento. Conclui-se daí que: se as galáxias estavam se afastando, é porque deveriam ter estado juntas, quando tudo começou.
No fim da década de 1940, levantou-se a hipótese de que a expansão do Universo estaria ocorrendo devido a uma Grande Explosão (em inglês, Big
Bang), ocorrida há aproximadamente 15 bilhões de anos.
No início, todos os planetas estavam apertados em uma espécie de "embrião cósmico", extremamente quente, talvez mil vezes mais quente que o Sol.
O nosso planeta é um corpo celeste, que, juntamente com os outros sete (antes oito, visto que
Plutão deixou de ser classificado como planeta sendo rebaixado para planeta anão) planetas, gira ao redor do
Sol e que fazem parte de uma galáxia denominada Via
Láctea, que possui inúmeras outras estrelas.
A origem da Terra
O nosso planeta, incluindo a camada superficial em que vivemos, é um sistema dinâmico no qual diversos fenômenos naturais ocorrem frequentemente.
Alguns desses eventos podem ser observados no dia-adia: as chuvas, as mudanças no tempo