PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS
OPERACIONAL
UNIDADE 02: PESQUISA OPERACIONAL – ENFOQUE GERENCIAL
1. CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
O processo de tomada de decisão é seqüencial
Processo complexo
Implica em valores subjetivos
O processo é desenvolvido em um ambiente institucional com regras mais ou menos definidas
2. CONCEITO DE PESQUISA OPERACIONAL
A Pesquisa Operacional é um método científico para auxílio no processo de tomada de decisões. Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com auxílio de um modelo matemático/estatístico. Por meio da experimentação do modelo pode-se obter a melhor maneira de se operar tal sistema.
3. FASES DA PESQUISA OPERACIONAL
Formulação do Problema: Nesta fase, o administrador do sistema e o responsável pelo estudo em PO deverão discutir e apresentar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcançar e quais os possíveis caminhos alternativos para que isso ocorra. Deverão ser levantadas as limitações técnicas do sistema, as relações com outros sistemas da empresa e as medidas de eficiência para o sistema em estudo.
Construção do Modelo: Os modelos de interesse na PO são os chamados modelos matemáticos, constituídos por um conjunto de equações e inequações lineares (Programação Linear). A equação para medir a eficiência do sistema é chamada de Função Objetivo. As outras equações e inequações irão descrever as limitações ou restrições do sistemas.
As variáveis que compõem o sistema de equações são de dois tipos:
Variáveis de Controle (ou de decisão): São variáveis cujos valores estão sob o controle do administrador. Decidir, neste caso, significa atribuir um valor particular a essa variável. Por exemplo, na programação de produção de uma empresa, uma variável de decisão pode ser atribuída à quantidade de peças a ser produzida.
Variáveis Não-Controladas: São variáveis