Planejamento e Controle de Projeto
Projeto:
É um empreendimento único e em geral não repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos visando o cumprimento de objetivos pré-estabelecidos.
Um projeto é desenvolvido através da execução de unidades de trabalho, chamadas de tarefas ou atividades, que consumindo recursos, conduzem aos resultados finais. Isto significa que os resultados de um projeto serão uma função da forma de execução configurada pelas atividades e pelo comportamento dos recursos dentro dessas atividades. A otimização dessa função se traduz na definição das características ideais de um projeto: cumprimento dos objetivos no menor tempo possível, com o menor custo possível e com o menor risco possível. Diante das várias possibilidades de se atingir os objetivos é necessário o desenvolvimento de um processo de especificação de todas as providências a serem tomadas. Em outras palavras, é necessário planejar o projeto.
Planejamento:
Planejar é definir um futuro desejado e todas as providências necessárias à sua materialização. Dentro do contexto de projetos, os objetivos representam o futuro desejado, e as providências necessárias se traduzem na definição das atividades e dos recursos.
O estabelecimento dos objetivos é, então, a primeira fase a ser cumprida no processo de planejamento. Os objetivos do projeto serão a base para o desenvolvimento das fases seguintes. Além disso, será através de seus objetivos que se identificará o projeto.
A segunda fase é orientada para a obtenção da forma de evolução da situação atual até a situação futura desejada, podendo ser dividida na definição das atividades e na especificação dos recursos e prazos necessários à execução dessas atividades.
A última fase representa a composição do plano do projeto através da integração das atividades em módulos escalonados e das estimativas individuais de prazos e recursos em estimativas globais.
Controle:
O processo de avaliação