Planejamento socioeducativo
Com o intuito de moralizar e dar ao credibilidade ao trabalho dentro do Sistema Socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei, o presente estudo busca uma forma de planejamento estratégico nas políticas sociais e direitos humanos, promovendo profundas mudanças em todas as áreas, tanto administrativa como no atendimento dispensado aos adolescentes.
OBJETIVO Propor um trabalho em equipe que atenda as demandas, convença e alcance todos os servidores envolvidos no processo de ressocialização da importância do planejamento de modo a minorar os danos causados à sociedade, aos interno e às suas famílias.
ESTRATÉGIA
“Combinação engenhosa para conseguir um fim”, assim se conceitua o referido termo no dicionário de Priberam da Língua Portuguesa. Estratégia corresponde à capacidade de se trabalhar de modo sistemático diante das condições variáveis, tendo sempre a visão de futuro e a dimensão de continuidade organizacional.
PLANEJAMENTO Planejar é definir ações coordenadas e sistemáticas que são serão colocadas em prática. O planejamento visa orientar para o futuro, ele é compreensivo, é um processo de construção de consenso e uma aprendizagem organizacional. Partindo-se, então, do princípio que o Sistema Socioeducativo deve ter como finalidade tanto a defesa da sociedade como o respeito à integridade física e moral dos jovens que infringiram as leis, cabe-nos planejar um modelo que atendas as necessidades do sistema. - Envolvimento dos servidores no planejamento; -Disponibilizar escola e profissionalização; -Reciclar e capacitar constantemente os servidores; -Praticar política de acolhimento e orientação às famílias dos internos; -Aplicar todos os métodos curativos, morais e espirituais de modo a evitar o regresso dos internos ao sistema; -Remodelar espaço físico; -O Sistema Socioeducativo não pode majorar a integridade física e moral dos que se encontram em