Funções Inorganicas
As funções ácidos, bases e sais, quando em presença de água, liberam cátions e ânions específicos que identificam a função química. Os óxidos são compostos binários, formados por dois elementos químicos, onde o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.Para uma substância ser considerada ácido, ela deve ter o cátion H+ e um ânion qualquer, no qual representaremos por X. O ânion X pode ser um oxiânion, e nestes casos, a substância denomina-se oxiácido, caso contrário, trata-se de um hidrácido. Ainda existe a possibilidade de ser um tioácido, teluroácido ou selenoácido, no caso de o oxigênio ser substituído por outro calcogênio. Representaremos por a o módulo da carga do ânion, que é equivalente à quantidade de cátions hidrogênio no ácido. Genericamente, os ácidos seguem a seguinte equação:
\mathbf{H_aX}\ +\ \mathbf{H_2O}\ \rightleftharpoons\ \mathbf{X^{a-}}\ +\ \mathbf{H_3O^{+}}
Note que a dissociação ocorre na presença de água. Alguns autores consideram que tais substâncias são somente ácidas em solução aquosa (senão tratam-se de ânions de hidrogênio). Para diferenciar o ácido do ânion de hidrogênio basta acrescentar (aq) - que significa aquoso - à fórmula química do ácido. Conforme o valor de a, os ácidos são classiificados:
1 - monoácidos (ex.: HF(aq)); 2 - diácidos (ex.: H2SO3(aq)); 3 - triácidos (ex.: H3PO3(aq)).
O sinal \rightleftharpoons representa uma reação reversível. O grau de reversão da reação representa a força do ácido, que é representado pelo potencial de hidrogênio (pH), em que 0 ≤ pH < 7. Pode-se também representar pelo potencial de hidroxila (pOH), apesar de ter um uso incomum. A conversão de pH em pOH é dada