Planejamento operacional
1. Introdução
Segundo MAXIMIANO (A.C.A, 2007, pág. 159) e no planejamento operacional de uma organização onde se defina as metas e objetivos, alem dos recursos necessários para a implementação e a definição das etapas necessárias e suas estratégias necessárias, sendo que algumas destas etapas podem ser mais longas devido sua importância no processo de planejamento operacional.
Na definição de CHIAVENATO ( 2003, p. 171), o planejamento operacional envolve as tarefas e atividades especificas e tem como característica de ser projetado a curto prazo ou imediato, e preocupa-se com o cumprimento das metas determinadas em nível operacional. Ele apresenta um resultado instantaneo, denominado plano, onde e produto do planejamento e torna-se evento intermediário entre os processos de elaboração e de implementação do planejamento. Os planos tem um propósito comum que é a previsão, a programação e a coordenação de uma sequencia lógica de eventos que deverão conduzir aos objetivos que os comandam.O Plano e a determinante de ação sobre um período especifico, onde uma resposta pode representar uma antecipação do tempo no sentido de alcançar um objetivo proposto. Os tipos de planos distintos são denominados de acordo com sua característica, sendo o Procedimento relacionado com métodos, orçamento relacionado a dinheiro, programas ou programações relacionados ao tempo e as normas e regulamentos relacionados a comportamentos, conforme.
Ainda, “Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.” (LACOMBE F. ; HEILBORN, 2003, P. 162)
O propósito do planejamento, conforme (CHIAVENATO) 2000, P. 185), pode ser definido como sequencias de passos e etapas que devem ser seguidos, onde são detalhados os procedimentos a serem cumpridos, de