Planejamento familiar
PROJETO PEDAGÓGICO
PLANEJAMENTO FAMILIAR
E
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
PROFº: VITOR ANDREY DUARTE DE ARAUJO
PLANEJAMENTO FAMILIAR
A prestação de serviços de planejamento familiar é um componente importante da assistência à saúde reprodutiva, com o objetivo primordial de retardar ou evitar a gravidez. O enfoque principal de um estudo típico sobre o planejamento familiar é a seleção e discussão de um método anticoncepcional adequado para a mulher. O método escolhido deverá responder às suas necessidades individuais, desejos e condições fisiológicas, mas dependerá no final dos recursos existentes e do que pode ser gasto por ela ou pelo sistema público.
O objetivo secundário do estudo do planejamento familiar é o conhecimento visando a verificação e a assistência a qualquer sintoma incomum concorrente relacionado à saúde reprodutiva.
Enfim, a concepção é o resultado natural do intercurso sexual entre homem e mulher. Partindo dessa premissa, espera-se que a anticoncepção seja um fenômeno, também, por natureza, resultante da conjugação de esforços dos parceiros igualmente envolvidos nessa relação. Entretanto, a cultura patriarcal em que vivemos confinou a mulher no âmbito da maternidade, do lar e das tarefas internas familiares. O mundo externo (produtivo) foi considerado de âmbito masculino. Nos países latino-americanos, além da cultura patriarcal, o machismo está presente como forma de dominação do homem sobre a mulher.
JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de discutirmos e vivenciarmos questões que interferem diretamente na vida dos nossos alunos hoje: a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis.
PUBLICO ALVO E METODOLOGIA
Alunos da turma 801, 901 e 3003.
Aulas expositivas e explicativas, com debates e troca de experiências e opiniões.
OBJETIVO
O objetivo do planejamento familiar é a plenitude da vida