Planejamento estratégico
1. Planejamento Estratégico (Definição e Objetivo)
Há muitas conceituações sobre planejamento estratégico. Segundo Kotler (1992, p. 63), planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.
Já Drucker (1977) define como um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro de maneira a tomar decisões que minimizem os riscos.
O planejamento estratégico, em todos os aspectos técnicos, surgiu no início da década de 70 devido a diversas crises que ocorreram na época, trazendo a necessidade de um novo processo de planejamento administrativo, visando manter as empresas bem mesmo diante de problemas que possam ocorrer em qualquer um de seus negócios.
Segundo Kotler (1992, p.63), esse novo processo de planejamento tinha três ideias básicas: 1. Uso pela empresa de um portfólio de investimento. Avaliar cada tipo de investimento, avaliar o potencial de lucro futuro, alocar os recursos. 2. Estar em constante avaliação em relação ao potencial de lucro futuro de cada tipo de negócio. 3. Planejamento estratégico é a estratégia propriamente dita. Para cada tipo de negócio a empresa tem de criar uma estratégia para alcançar os objetivos de longo prazo. Levar em conta a posição no mercado, os objetivos, as oportunidades e os recursos disponíveis.
Para entender o planejamento estratégico de uma empresa é necessário examinar a estrutura organizacional da mesma, normalmente dividida em três níveis: alta administração, unidades de negócios da empresa e produto. É dever da alta administração, elaborar e desenvolver o planejamento estratégico corporativo para levar a empresa a um futuro promissor. 2. Visão Corporativa
É uma ideia clara