Planejamento Estratégico de Pessoas
SOBRENOME, Joel Rocha de Souza
RESUMO
ABSTRACT
1. INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta como tema o Planejamento Estratégico na Gestão de Pessoas que visa detalhar a importância dos processos estratégicos para a qualificação do quadro de pessoal. O Planejamento Estratégico é uma das formas que o gestor de pessoas tem para analisar as habilidades e competências dos colaboradores, facilitando a identificação de pontos que necessitam ser trabalhados em sintonia com as metas, visões e valores da organização.
Atualmente o setor de Gestão de Pessoas tem ganhado bastante importância dentro das organizações, o avanço tecnológico e a globalização atrelada ao desenvolvimento organizacional, sempre cada vez mais competitivo, trouxeram diversas inovações no mercado que fizeram com que as empresas repensassem nos seus modos de agir. Para se manter no nível competitivo e manter a clientela, geradora de lucro das empresas, é necessário rever conceitos sobre suprimento de mão-de-obra e relacionamento interpessoal.
A gestão de pessoas deve agir eficientemente no sentido de trazer benefícios a organização, acredita-se que através de um planejamento estratégico no departamento de pessoas possa gerar autoestima dos funcionários, bem como promover habilidades e competências especificas, aumentar a imagem positiva da organização, desenvolver carreiras, dentre outras situações que possa levar em longo prazo a permanência da empresa no mercado.
Sendo assim, a pesquisa será realizada a partir do seguinte problema: Pode o Planejamento estratégico na Gestão de Pessoas criar vantagem competitiva dentro das organizações?
Uma empresa no campo de visão de gestão de pessoas pode ser caracterizada de diversas modalidades, desde as determinações salariais capazes de reter seus profissionais a atração de colaboradores capacitados para atividades específicas.
Existem várias formas e estratégias importantes de preservar profissionais,