Planejamento estrategico - gestao pessoas
As organizações não existem no vácuo. E nem funcionam ao acaso. Como sistemas abertos, as organizações operam através de mecanis¬mos de cooperação e de competição com outras organizações. Em sua interação com o ambiente, elas dependem de outras organizações e lutam contra outras organizações para manterem seus domínios e mercados. A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e dos objetivos principais da organização. O úni¬co integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é o elemento humano: a cabeça e o sistema nervoso da organização.
MISSÃO
As organizações não são criadas a esmo. Elas existem para fazer alguma coisa. Todas as organizações têm uma missão a cumprir. Missão sig¬nifica uma incumbência que se recebe. A missão representa a razão da existência de uma organi¬zação. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir. Uma definição da missão organiza¬cional deve responder a três perguntas básicas: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fa¬zemos o que fazemos? A missão envolve os obje¬tivos essenciais do negócio e está geralmente fo¬calizada fora da empresa, ou seja, no atendimen¬to a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente. É importante conhecer a missão e os ob¬jetivos essenciais de uma organização, porque se as pessoas não sabem por que ela existe e para onde ela pretende ir, elas jamais saberão o me¬lhor caminho a seguir. E se não conhecem a mis¬são da organização, as pessoas se tornam errantes e sem saber o caminho para a sua realização.
A missão funciona como o propósito ori¬entador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços de seus membros. Ela serve para