Estudo de caso gestão de pessoas por competências e planejamento estratégico: um estudo sobre fatores de correlação
O artigo traz uma revisão da literatura que explana planejamento estratégico e sua importância, competência e gestão de pessoas por competências, além disso, há uma breve explicação sobre como se realizar o mapeamento das competências, trazendo detalhes sobre a implantação da gestão de pessoas por competências, a metodologia do inventário comportamental, bem como as etapas para a construção do inventário e a identificação das competências dos colaboradores. Em seguida, existe uma explicação de qual foi a metodologia adotada e o relato do estudo de caso, em que existe a descrição da empresa e os procedimentos realizados, por fim, temos a consideração final dos autores face ao exposto, relatando o resultado do estudo da organização.
A nova perspectiva organizacional valoriza o individuo e remete as organizações a repensar a gestão de pessoas, considerando os recursos humanos um dos maiores ativos das organizações. Atualmente, para se administrar esses recursos deve-se agregar valor tanto para a empresa quanto para os colaboradores, portanto, gerenciar pessoas estrategicamente é formar uma harmonia entre o planejamento estratégico da organização e os objetivos pessoais dos indivíduos que nela trabalham. Então, é importante considerar as competências organizacionais e conhecer o perfil de cada colaborador para se traçar uma estratégia de recursos humanos, visando atingir as metas pessoais e organizacionais.
Em meados de 1985, surge a era da administração estratégica de recursos humanos marcada pela introdução dos primeiros programas de planejamento