Tiristor
Desde a invenção do primeiro tiristor de junção PNPN, ouve grande avanço nos dispositivos semicondutores de potência.
Para serem aplicados em sistemas de elevada potência e substituírem as rudimentares válvulas
São os componentes básicos da Eletrônica Industrial, chaveando grandes cargas, como motores, eletroimãs, aquecedores, convertendo CA em CC, CC em CA e gerando pulsos de controle para outros tiristores.
O nome Tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mínimo quatro camadas semicondutoras numa seqüência PNPN
(três junções semicondutoras), apresentando um comportamento funcional biestável. Os tiristores permitem por meio da adequada ativação do terminal de controle, o chaveamento do estado de bloqueio para estado de condução, sendo que alguns tiristores (mas não todos) permitem também o chaveamento do estado de condução para estado de bloqueio, também pelo terminal de controle. Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR e o TRIAC.
Tiristor história
A invenção do tiristor no final dos anos 50 do secolo passado foi responsavel por um grande surtode evolução tecnologica, da eletronica de potencia,que se estabelecel pelos anos 60 epropicou nos anos 70 a implantação da eletronica de potencia em escala industrial . A principal vantagem dos tiristores é o controle de grandes quantidade de energia. Essa caracteristica faz com que esses dispositivos sejam utilizados tanto no controle eletronico de potencia quanto na converção de energia .
Semicondutores são sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente elétrica.
Seu emprego é importante na fabricação de componentes eletrônicos tais