PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS
O presente trabalho tem com objetivo principal ilustrar a importância do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos dentro das organizações para a política das empresas e suas próprias necessidades, bem como apontar alguns dados de pesquisa a respeito da sua implementação na realidade da economia brasileira.
Para o seu desenvolvimento, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a sua temática onde considerou as principais análises e conclusões enfocando sobre a realidade da economia do Brasil, levando em consideração o ambiente interno e externo das organizações e sua política de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.
O desenvolvimento deste trabalho está subdividido em capítulos considerando-se as definições sobre as fases evolutivas dos Recursos Humanos, suas funções e objetivos e alguns dos modelos conceituais de compreensão do mesmo. Também o planejamento estratégico de recursos humanos, conceito de visão, missão e seus objetivos e as suas estratégias e modelos de planejamentos, e as mudanças na área de recursos humanos, seguido o papel estratégico dos recursos humanos na era da globalização e suas estratégias na gestão do conhecimento.
Finalizando este trabalho é apresentado uma conclusão onde se relaciona o esperado teoricamente com o que ocorre na prática da economia brasileira e salientando os pontos fracos e fortes no planejamento estratégico de recursos humanos.
Capítulo 1 - Revisão de Literatura
Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática da importância do planejamento estratégico de recursos humanos para as organizações.
Porém, foram essenciais as considerações de autores renomados da área como CHIAVENATO, que passou uma visão ampla e objetiva a respeito das estratégias organizacional e também sobre absenteísmo, e a importância da atenção que as organizações devem ter cobre a rotatividade de pessoal. Autores como ANTHONY, PERREWE e KACMAR que esclareceram a