Cursos livres – planejamento estratégico de pessoas
Profª Josefina Gomes de Araújo
Matrícula: 11014351591 - Nome: Sirlene Dias Araújo – 16/04/2011
Cursos livres – Planejamento Estratégico de Pessoas
1) Defina a missão organizacional. Dê exemplos.
A missão da empresa consiste na sua razão de ser e determina a sua identidade. Apesar da sua definição ser um elemento essencial para a gestão de qualquer organização, é comum o gestor não conseguir definir com clareza sua missão por confundi-la com o próprio produto/serviço oferecido. Quando isso ocorre, a organização restringe a sua missão à mera produção do bem ou do serviço, não conseguindo enxergar a necessidade à qual atende, o que pode limitar a sua perspectiva em termos de atuação estratégica no mercado.
A missão é a razão de ser de uma organização, identificando o foco fundamental de sua atividade.
Assim como o registro de nascimento nos identifica enquanto cidadãos e a carteira de identidade nos apresentam diante da sociedade, a definição da MISSÃO ORGANIZACIONAL torna-se importante para a identificação e apresentação da organização no mercado em que atua, para a coletividade, sociedade e principalmente para os seus colaboradores.
A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócios.
“Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva, para promover uma estrutura que regule as relações entre a empresa e os principais interessados e para os objetivos gerais...”. (Hax e Majluf)
Para definir bem uma missão é preciso considerar três elementos (THOMPSON e STRICKLAND, 2000):
. As necessidades do consumidor, ou o que está sendo atendido,