PLANEJAMENTO ESTRATEGICO CONSTRUINDO O FUTURO
O subtítulo desta apostila - O Método Grumbach de Gestão Estratégica – leva o leitor a pensar na Gestão Estratégica como uma das formas que se tem de influenciar o que acontecerá amanhã, ou seja, chegar-se ao título da obra - Construindo o Futuro.
Permita-nos fazer um paralelo entre a construção do futuro e a construção de um edifício. Antes de construir um edifício devemos visualizá-lo. Todo edifício, antes de existir fisicamente, deve ser visualizado na mente de um arquiteto. Depois, deve haver um estudo de viabilidade econômica (vantagens e desvantagens de sua construção). Em seguida, deve haver um plano detalhado para sua construção. O plano precisa ser executado, ou seja, o edifício precisa ser fisicamente construído, não basta ficar no papel. A construção do edifício, assim como a construção do futuro, necessita do trabalho de pessoas, corretamente lideradas, motivadas e com os recursos necessários para a obra. Há que se monitorar e, caso necessário, corrigir os rumos do projeto e, finalmente, não podemos esquecer que todo edifício necessita de manutenção.
A construção do futuro segue passos similares à construção de um edifício, contudo, com um grau de sofisticação muito mais amplo, devido principalmente à incerteza.
A incerteza não deve ser usada como desculpa para não se construir o futuro, muito pelo contrário, a incerteza é uma excelente fonte de oportunidades, em um futuro ainda inexplorado. A construção do futuro de qualquer organização passa necessariamente pela gestão, e em se tratando do futuro, pela gestão estratégica.
Muito embora não exista um conceito único para o termo “gestão estratégica” e estes tenham evoluído substancialmente nos últimos tempos, é possível identificar algumas características universalmente aceitas.
A Gestão Estratégica de empresas (em língua inglesa: strategic enterprise management — SEM) é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao