Trabalho
FUNÇÕES gerenciais
Material desenvolvido pela Prof. Rosana Ap. Freire de Souza
UNIRP 2013
1.
PLANEJAMENTO
As organizações não trabalham mais na base da improvisação. Assim, o planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro.
Planejar é: * Definir objetivos ou resultados a serem alcançados. * Definir meios para possibilitar a realização de resultados. * Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a uma situação desejada, dentro de um espaço definido de tempo. * Tomar no presente decisões que afetam o futuro, para reduzir sua incerteza.
Há diversas maneiras de lidar com o futuro, previsível ou incerto. * Deixar acontecer “afinal ninguém conhece o amanhã”. * Ou, agir como as pessoas empreendedoras que, ao contrário de esperar ou planejar de forma reativa, preferem inventar e “controlar” o futuro. Essas pessoas e organizações trabalham por fazer acontecer uma situação que não resultaria da evolução dos acontecimentos. Elas acreditam que “a melhor forma de prever o futuro é inventá-lo”.
Por exemplo: * A decisão do presidente Kennedy de levar um homem à Lua antes do fim da década de 1960. * A construção da nossa capital Brasília. Esses eventos não teriam acontecido como simples evolução dos eventos anteriores. Esses acontecimentos resultaram de ações deliberadamente orientadas para modificar a realidade presente e seu futuro previsível. No futuro inventado, que se deseja criar, circunstâncias desfavoráveis do presente estarão removidas ou circunstâncias favoráveis estarão ampliadas. É uma forma de lidar com o futuro que contrasta com o comportamento de não fazer nada. Os conservadores e os acomodados apostam na estabilidade, na fatalidade dos eventos e na manutenção do status quo. Processam de forma negativa os sinais da necessidade de mudança, as ameaças e as oportunidades que vêm do ambiente. Nada fazem