Planejamento estrategico
PE 1 – Introdução ao Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO
“Nunca houve coisa igual. O mundo está mudando com uma rapidez incrível. E com intensidade cada vez maior. A mudança* sempre existiu na história da humanidade, mas não com o volume, rapidez e impacto com que ocorre hoje.”
CHIAVENATO, 2004 * Conjunto de alterações no ambiente de trabalho de uma organização. * As mudanças podem (e devem) ser provocadas. * D.O. = É a mudança organizacional planejada.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
GESTÃO ESTRATÉGICA * Processo sistemático de transformação organizacional voltado para o futuro. * Liderado, conduzido, e executado pela mais alta administração da entidade, com a colaboração de outrem.
Assegura o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da organização a longo prazo
ETAPAS BÁSICAS 1. Diagnóstico: detectar possíveis lacunas que podem comprometer o futuro da organização. 2. Com os resultados, a instituição deve questionar e desenvolver o seu trilema estratégico (propósito, ambiente e capacitação). 3. Diretrizes, linhas de ação, objetivos, metas e desafios, tanto qualitativos e quantitativos. 4. O PE eve ser revisto e alterado sempre que necessário. Para tanto, o acompanhamento deve ser constante.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É um processo de gestão contínua que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
OBJETIVOS * Direciona a liderança; * Contribui para o controle das atividades; * Fornece informações para a tomada de decisão; * Envolve e integra os colaboradores; * Antecipa a organização às mudanças que ocorrem no mercado em que atua.
CARACTERÍSTICAS * Mensurável; * Realístico; * Desafiador; * Definidos no tempo; * Relevantes; * Incentivadores.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO: São os objetivos globais e amplos da