Depreção
26/10/2009 - Hanna
A Tundra Ártica
Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, mais precisamente ao Alasca, Canadá recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.
Apresenta Invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta. As quantidades de precipitação são muito pequenas. Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto húmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo.
Só no Verão, a camada superficial do solo descongela.
A vegetação predominante é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura.
Apesar das condições inóspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra Ártica.
Vegetação de Conífera
Taiga também conhecida como Taiga ou Floresta Boreal, é um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente no Canadá.
O clima nas regiões de taiga é frio sendo assim os invernos sõa longos e rigoroso, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.
A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerdosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.
A exploração econômica dessa vegetação original é intensa, as arvores são utilizadas