PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO
Redação de Conclusão de Curso
CURSO DE PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS
1. INTRODUÇÃO:
O planejamento de cardápios visa programar tecnicamente refeições que atendam pré-requisitos como hábitos alimentares, necessidades nutricionais da clientela, qualidade higiênico-sanitária como também disponibilidade de matéria prima, equipamentos e utensílios. Além disso é imprescindível que a elaboração do cardápio sigam as quatro leis da alimentação saudável: quantidade, qualidade, adequação e harmonia.
2. DESENVOLVIMENTO:
Os cardápio devem ser balanceados, atendendo ao estado nutricional e fisiológico de cada indivíduo satisfazendo a saúde e capacitando o mesmo para as atividades diárias. É necessário adotar critérios referenciais como valor energético estimado das refeições e distribuição percentual de energias provenientes de proteínas, carboidratos e lipídeos. Uma dieta equilibrada compreende em se obter uma alimentação variada em quantidades adequadas. Além disso é importante conhecer os hábito alimentares que podem variar conforme idade, sexo, religião, biótipo, atividade física, etc.
Deve haver também preocupação com a orientação nutricional dos clientes, induzindo-os a optar por uma alimentação equilibrada. Nisto entram as leis da alimentação saudável que visam atender as necessidades energéticas, conter os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo na quantidade necessária e a alimentação estar associada às condições sociais, econômicas e culturais do povo. Além disto deve haver harmonia entre os nutrientes oferecidos na alimentação.
Dando continuidade nos requisitos para planejamento de cardápio é imprescindível a verificação da disponibilidade dos alimentos, sazonalidade, combinação de cores, aromas, texturas, formas e se a preparação requer alguma mão-de-obra especializada, utensílio ou equipamento específico. Estes itens enriquecem a diversidade e auxiliam na melhor aceitação do cardápio.
3. CONCLUSÃO:
É preciso que o