Planejamento de ação empresarial
Toda empresa deve seguir um planejamento para saber como está e aonde quer chegar, minimizando os possíveis erros e com um menor custo, ou seja, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los da melhor maneira possível.
O planejamento lida com o futuro. O objetivo maior é a eficiência, a eficácia e os resultados que trará futuramente. Deve-se analisar onde pretende chegar, como e em qual seqüência.
O planejamento é necessário para absorver as incertezas sobre o futuro, permitindo maior consistência no desempenho das organizações. Como hoje o mercado está muito instável, as empresas precisam estar preparadas para as constantes mudanças, por isso toda empresa deve ter um bom planejamento empresarial.
Há três níveis distintos de planejamento:
• Planejamento Estratégico: é o planejamento que abrange toda a organização, projeta ações ao longo prazo, visa uma ação global e o rumo que a empresa irá tomar.
• Planejamento Tático: é o planejamento subordinado ao estratégico, que predomina nos departamentos e em nível intermediário, seu projeto é ao médio prazo.
• Planejamento Operacional: é o planejamento que refere-se a cada empresa ou atividade em particular, é projetado ao curto prazo, e está voltado a eficiência e a execução das atividades.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é voltado para as tarefas primárias da empresa e de como ela se relaciona com o mercado. Por lidar com elementos instáveis é realizado a longo prazo, dando um horizonte de tempo maior aos dirigentes da empresa.
As decisões são julgadas através de dados e informações, por esses dados serem de extrema importância, há necessidade de discernimento dos mesmos.
Existem algumas características principais no planejamento estratégico, como: projeção no longo prazo, voltada a efeitos e