Planejamento da ação empresarial
O presente trabalho define o que é o planejamento, os tipos de planejamento e a visão de três autores sobre o assunto, mostrando a importância de que para o sucesso de tal é preciso que todas etapas estejam interligadas, mesmo quando há divisão hierárquica.
Etapa 1: Passo 1
Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial
Segundo CHIAVENATO (2007) dá-se o nome de planejamento estratégico a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam vir a afetar ou afetam a empresa por longos períodos. Essas ações de planejamento são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.
Seus efeitos e conseqüências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar a 10, 15 ou 20 anos dependendo do projeto.
O planejamento estratégico não se baseia em dados ou informações referenciais, e sim em julgamento e fazendo distinções; o que leva a algumas empresas a apostar no futuro com a ação planejada.
A empresa tem envolvimento total no planejamento estratégico, não é apenas a junção dos planos táticos e operacionais, estes na verdade constituem um desdobramento da ação; o que leva na verdade a amplificação e multiplicação de esforços.
A estratégia empresarial tende a procurar o que deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, já o planejamento estratégico faz a especificação de como fazer para alcançar tais objetivos.
De acordo com CHIAVENATO (2007) são 7 as etapas do planejamento estratégico:
1. Determinação dos objetivos (Aonde queremos chegar?)
2. Análise ambiental externa. (O que há no ambiente?)
3. Analise organizacional interna. (O que temos na empresa?)
4. Formulação de alternativas. (O que fazer?)
5. Elaboração de planejamento. (como fazer?)
6. Implementação e execução. (Como tornar realidade?)
7. Avaliação dos resultados. Como estamos indo?)
Para LACOMBE e HEILBORN (2003) compartilham da