Administração pública de caráter socioambiental no brasil
INTRODUÇÃO
O presente artigo busca identificar a importância da visão socioambiental na gestão pública brasileira. Entende-se que o atual modelo de Estado e de Administração Pública no Brasil busca garantir e respeitar a pluralidade cultural, a sociodiversidade, os direitos difusos e coletivos, também interpretados como direitos socioambientais conforme a Carta Maior.
O socioambientalismo no Brasil é caracterizado pela busca do desenvolvimento não só da sustentabilidade de ecossistemas, espécies e processos ecológicos, mas também a sustentabilidade social e cultural por meio de políticas públicas sociais.
Neste sentido, destacam-se os novos direitos conforme a Carta Maior, as políticas públicas socioambientais e a influência do movimento socioambiental na gestão pública brasileira.Em primeira instância, busca-se fazer uma contextualização movimento socioambiental no Brasil.
Num segundo momento, estuda-se conceito de políticas públicas e a relação com a gestão pública socioambiental.
1 MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL NO BRASIL
Para Santilli (2005) o socioambientalismo originou-se na idéia de políticas públicas ambientais envolvidas com as comunidades locais detentoras de conhecimentos e de práticas de caráter ambiental. Neste sentido, o socioambientalismo permite desenvolver a sustentabilidade de maneira mais ampla possibilitando que num país denominado pobre, com diferenças sociais, desenvolva-se a sustentabilidade social, além da sustentabilidade ambiental, de espécies e ecossistemas.
Verifica-se ainda um abismo entre as questões sociais e ambientais no Brasil. Necessita-se criar uma ponte para que possa unir estas duas questões fundamentais para a sustentabilidade social vista aqui de forma ampla.
O socioambientalismo traz a tona esse desafio. Para Leis (1995) o movimento socioambiental abrange uma ampla variedade de organizações não-governamentais, movimentos sociais e sindicatos,