Planejamento de artes ensino fundamental
A metodologia da área de Arte deve levar em conta as fases de desenvolvimento cognitivo de quem vai aprender. Segundo Piaget, as crianças entre 06 e 10 anos de idade estão saindo do estágio pré-operacional e entrando no estágio representacional, começando a se interessar mais pelo mundo a seu redor do que por si mesma.
Temos parâmetros sobre o que os alunos são capazes de fazer:
- dominar alguns instrumentos de arte
- criar símbolos e representações
- compreender o processo de expressão e criação.
Tenho em vista as possibilidades do aluno, no decorrer do trabalho propõe-se a apresentação de imagens situadas em determinado tempo e espaço, contextualizadas como manifestação cultural de uma sociedade específica. Prevê-se o uso dos mais diversos materiais, respeitando-se a idade da criança, para que as suas experiências sejam diversificadas e para que possa perceber, de fato, todas as possibilidades e limitações desses materiais. Chama-se a atenção do aluno para os detalhes de algumas obras para que desenvolva um senso crítico e estético.
As atividades permitem ao aluno, ter outras experiências, conhecer a vida de alguns artistas e apreciar alguns fatos e materiais interessantes podendo se expressar por meio dos conhecimentos adquiridos. Estas estão intimamente ligadas aos objetivos que se pretende atingir e servem de ferramentas para sua concretização. Ressalte-se que a ordem dos conteúdos propostos pelo plano poderá ser alterada, no momento do planejamento, para contemplar o trabalho interdisciplinar.
A avaliação é um instrumento importante no processo de ensino/aprendizagem. Não é apenas uma etapa do processo, mas uma atividade contínua que deve acompanhar o processo todo e não somente um produto final. Na área de Arte o processo ensino-aprendizagem deve levar em conta as etapas do desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Na fase inicial do Ensino Fundamental (1º.- 2º. e 3º. ano) a criança ainda busca o