PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO
Muitas vezes essa verificação ocorre de modo informal e intuitivo. Quatro situações geralmente alertam os administradores para possíveis problemas:
1) Quando há um desvio em relação à experiência no passado (mudança do padrão anterior),
2) Quando há um desvio em relação a um plano determinado (falha nas projeções e expectativas),
3) Quando outras pessoas trazem problemas para o administrador,
4) Quando competidores apresentam desempenho melhor ao da organização a qual o administrador pertence.
Definir uma situação como problema ou como oportunidade: algumas dessas respostas podem ser encontradas em planos estratégicos ou operacionais, que incluem padrões de desempenho ou na análise ou na estatística dos dados disponíveis. Outras respostas dependem de contingências ou eventos que não podiam ter sidos previstos durante o processo de planejamento. Para responder a essas perguntas efetivamente os administradores devem fazer uso em seu julgamento de seu conhecimento dos ambientes de ação direta e indireta de suas organizações. Os “backgrounds” e as competências específicas dos administradores também irão influenciar o que eles vêem como problemas e como oportunidades.
Se a organização quiser se aproximar dos seus objetivos, todos os administradores devem ter uma visão mais ampla de seu papel na organização como um todo. Além disso, os administradores de topo devem trabalhar em conjunto, para coordenar as ações de administradores de nível mais baixo.
3 - O Ambiente Organizacional e a Necessidade de Mudança
O processo de mudança deve ser bem articulado, ele nunca deverá ser um movimento isolado do gerente que quer mudar, para atender, muitas vezes, a interesses pessoais ou pouco representativos das reais demandas da organização. Lembre:
1. A alta administração deverá dar contínuo suporte ao processo;
2. O processo de mudança já é por si só uma mudança importante na estrutura social da organização;
3.