Planejamento Administrativo
Introdução a Administração
Visão e Missão do negócio -> Analisar o Ambiente Externo -> Analisar o Ambiente Interno -> Definir Objetivos e Metas -> Formular e implementar a Estratégia -> Gerar Feedback e Controlar (Sebrae-PR).
Planejar é o ato de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los
(Richard L. Dalf).
Planejar é decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fazer e quem deve fazer (Koontz, O’Donnell & Heihrich).
Planejar é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde deseja chegar (Samuel C. Certo).
Planejar é o processo de estabelecer objetivos e de determinar o que deve ser feito para alcançá-los (John R. Schermerhorn, Jr.).
Os conceitos acima foram retirados do material “As funções Administrativas – A função planejamento”, elaborado pela Profa. Sulivan D. Fischer Salgado, revisado e ampliado pela Profa. Patrícia Vendramini para fins didáticos em agosto de 2003 (Faculdade Estácio Santa Catarina).
Chiavenato (1995) - o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
Na definição de Lacombe e Heilborn (2003, p. 49): planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.
Ainda, “Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado.É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com