Planejamento administrativo
CST em Recursos Humanos
Prof. Renata Santos Pedro
São Paulo, 21 de setembro de 2012.
INTRODUÇÃO
O Planejamento é a ferramenta de maior importância no processo administrativo, sendo esta administrada de forma clara, objetiva e empreendedora possibilita que uma organização tenha grande sucesso; por se mal administrada pode resultar em grande catástrofe.
O planejamento é o conjunto de etapas, onde cada uma delas cumpre seu papel, para o sucesso de todo o processo. As etapas por sua vez são desmembradas em vários planos menores.
PLANEJAMENTO
O Planejamento de uma organização é a determinação de objetivos e o detalhamento de planos necessários, para atingi-los da melhor maneira possível. Tem como objetivo central os resultados futuros, ou seja, os alvos que se pretende alcançar, dentro de certo espaço de tempo, aplicando recursos disponíveis ou possíveis.
A tomada de decisão antecipada no Planejamento é necessária, pois com ela será possível determinar o melhor curso de ação para a organização, prever recursos e preparar-se para problemas futuros.
Produzir planos baseados nos objetivos e melhorar os procedimentos para alcançá-los de maneira adequada, São a definir caminhos para o êxito nas metas, Ã a tomada de decisão quanto as alternativas futuras, A construir uma visão de futuro onde esse processo são o exercício de imaginação, criatividade e sonho.
O processo de planejar exige algumas etapas, onde o plano é desmembrado e melhor trabalhado a fim de se obter o resultado final da melhor forma possível. O planejamento possui três etapas fundamentais: o Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e o Planejamento Operacional.
O Planejamento Estratégico visa estabelecer metas em longo prazo, tem foco nas relação entre a empresa e seu ambiente, exigindo sete etapas para seu bom funcionamento. As etapas do P.E. repouse, determinação dos objetivos, analise ambiental