PLANEJ FINANCEIRO PARA PEQUENA EMPRESA
Vera Lúcia Novaes Provinciali1
Antonio Vinicius Silva Caldas2
Eduardo Alberto da Silva Farias3
ISSN 1518-4342
REFERÊNCIA deste traballho:
PROVINCIALI, Vera Lúcia Novaes; CALDAS, Antonio
Vinícius Silva e FARIAS, Eduardo Alberto da Silva.
Planejamento financeiro para pequenas empresas. In:
EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS
EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília:
UEM/UEL/UnB, 2003, p. 838-863.
Resumo
Este estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, teve o objetivo de propor as diretrizes de um planejamento financeiro para a empresa sergipana Sigmarhoh do Brasil Ltda.
Primeiramente, foi feito um diagnóstico da situação atual da empresa. Para tanto, foram coletados os balanços patrimoniais e as demonstrações financeiras referentes aos períodos de
1998-2001. Como instrumento de análise foi utilizado o Modelo de Análise Quantitativa da
Produtividade Sistêmica proposto pelo IBQP-PR, sendo ainda mensurada a validade do citado método através da sua comparação com métodos tradicionais de análise financeira. Logo após levantada a situação atual da empresa, foram mapeados cenários prospectivos, ou seja, ambientes nos quais a empresa poderia estar inserida, denominados: mais provável, pessimista e otimista. Por fim, foram delineadas as diretrizes do planejamento financeiro, com base nos mapeamentos dos cenários, no tocante à construção de um fluxo de caixa, à definição do capital de giro e à determinação do ponto de equilíbrio. Conclui-se neste estudo a relevante contribuição do modelo proposto pelo IBQP-PR, pois traz à luz da análise financeira o fator humano, bem como a singular importância do uso dos cenários na elaboração do planejamento financeiro, fator crucial para a sobrevivência de qualquer empreendimento.
Palavras-chaves: situação atual, cenários e planejamento financeiro.
INTRODUÇÃO
A idéia de não ter patrão, de ter maior controle sobre o próprio tempo e, acima de