Plano de Comunicação
“Pesquisas recentes revelam que existe entre os gestores a percepção de que a má comunicação é uma das principais causas de problemas em projetos. Por outro lado, as mesmas pesquisas revelam que o Planejamento das Comunicações ainda é bastante negligenciado pela maioria das corporações. É neste contexto que vamos abordar neste artigo o Planejamento das Comunicações em projetos. Esse importante processo tem como principal objetivo determinar as necessidades de comunicação dos interessados (stakeholders) e gerar um Plano de Gerência das Comunicações para o projeto”
Torna a empresa capaz de atingir o maior número possível de clientes potenciais, proporcionando aos tais, informações sobre todos os benefícios que obterão ao utilizar os nossos produtos.
1. Analisar a situação
O primeiro passo não desenvolvimento do plano de comunicação é recolher dados importantes sobre a situação da empresa/produto em relação aos concorrentes no que diz respeito a comunicação. 2. Traçar Objetivos
Definir os objetivos do plano, ou seja, o que a empresa pretende atingir através do plano de comunicação, essa parte do plano é direcionar o foco, definir o objetivo central da aplicação desse plano; utilizando os dados coletados na primeira parte já é possível fixar metas realistas, mensuráveis e limitadas no tempo (as coisas começam a ficar mais claras). Sempre se deve focar em objetivos , contanto que sejam poucos mas que sejam possíveis de realizar, não causando uma confusão no espírito da clientela.
3. Escolha dos meios
Depois de decididos os objetivos, é preciso escolher os meios de atingi-los, levando em conta os recursos financeiros à disposição e a concorrência.
A força de vendas permite à empresa de se apresentar e de vender os seus produtos.
A apresentação de vendas permite à empresa demarcar os seus produtos.
O telemarketing permite vender ou qualificar os clientes.
As relações públicas permitem veicular uma mensagem corporativa.
Os