Aluno
Arquiteturas RISC e CISC
CISC (Computador com um conjunto complexo de instruções)
CISC é um tipo de processador que tem instruções complexas. Por exemplo, uma instrução só para calcular a derivada de uma função matemática. O programador não precisa se preocupar com os detalhes de como a instrução vai ser feita. Um código só resolve uma coisa. Os programas se tornam simples. No CISC a desvantagem é que a instrução longa e às vezes de formato variável requer um chip mais caro e mesmo assim acaba ficando meio lento.
RISC (Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções)
RISC é um tipo de processador que tem instruções bem simples e portanto, poucas instruções. Sö as básicas mesmo. O RISC tem somar e subtrair e comparar com zero. O resto, todas as outras coisas que o computador faz, é a composição dessas pequenas e simples instruções.
No RISC, o chip, o processador, por entender apenas instruções muito simples fica muito mais simples de fazer. Como as instruções são simples, o processador as executa rapidamente. Aliás, bem mais rápido do que o CISC. A tarefa de combinar instruções simples para realizar tarefas mais complexas caberá ao compilador da linguagem de programação e como software é mais mutante, pode otimizar o código através de técnicas avançadas de programação que o compilador mais inteligente pode implementar. Os computadores RISC, por terem instruções pequenas e sempre do mesmo tamanho podem usar técnicas de pipeline, de previsão de saltos. A otimização do código compilado salta de patamar e novas técnicas são desenvolvidas. Além disso, o RISC permite que um computador emule outro computador mais facilmente pois as instruções complexas de um CISC podem ser quebradas em várias instruções simples de um RISC diferente. A desvantagem no RISC é que muita coisa fica no software, o desempenho do programa vai depender da qualidade do compilador. Ambos tem pontos positivos e negativos.