Placa de Orificio
PLACAS DE ORIFICIO
INTRODUÇÃO
Por sua simplicidade na instalação, baixo custo de fabricação e vida útil sem nenhum tipo de manutenção, sua aplicação é muito mais favorável que outros tipos de medidores de vazão, são usados em larga escala por refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, siderúrgicas, açúcar, álcool e demais segmentos das indústrias de processo.
Devido a normalização internacional do coeficiente de descarga e o método de cálculo conhecido pela maioria dos usuários (ISO, ASME, ISA), sua aplicação é muito confiável em relação a outros medidores. (Placas de orifício. Disponível em: <http://www.flowmaster.com.br/index.php/produtos/index/placas-de-orificio-1> Acesso em: 05 de maio de 2015).
A placa de orifício é simplesmente um disco, com um furo central, que é colocado em um tubo por onde o fluido passa. A diferença de pressão é medida entre um ponto igual ao diâmetro do tubo á jusante e um ponto igual á metade do diâmetro á vazante. A placa de orifício é simples, barata, sem partes móveis e é bastante usada. Entretanto, ela não funciona bem com pastas bem com pastas. A precisão dela é tipicamente de ± 1,5% da faixa de operação total, ela não é linear e produz uma perda de pressão considerável no sistema no qual está conectada. (BOLTON, 2008).
As placas de orifício possuem grande desvantagem que é a perda de carga imposta ao escoamento, em função da expansão a jusante da placa. Sua incerteza de medição fica em orno de 2 a 4% do fundo de escala (SCHNEIDER, 2007).
Quando inserida uma placa de orifício numa tubulação, ocorre uma variação brusca de seção de passagens e uma variação correspondente de velocidade e pressão. Variações de velocidade correspondem ás variações de pressão como mostra a equação de Bernoulli generalizada a uma corrente fluida.
A seção mais reduzida da corrente ocorre num plano posterior a placa, devido á força de inércia aplicada a massa do fluido, por ter