Placa de orificio
Placa de orifício
Augusto Gama Alexandre Souza Lucas Salvetti Vinicius Ferreira
Poços de Caldas 2014
1. RESUMO
O presente experimento teve como objetivo encontrar e demonstrar as vazões real e teórica do escoamento de um fluido que passa por uma determinada placa de orifício, o coeficiente de descarga e o número de Reynolds, através da observação da mesma em um tanque e de dados coletados experimentalmente no sistema.
2. OBJETIVO
O objetivo deste relatório, se dar em encontrar a constante de proporcionalidade, ou seja, o coeficiente de descarga entre a vazão teórica e a vazão real, para que desta forma possa corrigir os efeitos de não-unidimensionalidade dos campos de velocidade do escoamento em uma tubulação.
3. INTRODUÇÃO
A placa de orifício se trata de um medidor de vazão classificado como de primogênito, no qual promove uma redução da seção transversal a fim de obter a vazão. Para se encontrar a vazão neste medido, se aplica a equação de Bernoulli. A sua estrutura pode se resumir a uma placa transversal ao escoamento, de espessura pequena, em qual foi feito um furo cilíndrico. A variação ma seção transversal do escoamento leva ao aumento da velocidade e da queda de pressão. Porém, devido a variação brusca de área se gera uma turbulência alta no qual resulta uma “ perda de carga “, além de uma medição de pressão mais imprecisa.
Figura 1- A imagem demonstra um esquema de escoamento através de uma placa de orifício
Pode observa na figura 1, a demonstração de um sistema de escoamento com placa de orifício, onde observa em P2 a pressão inicial , ou seja , antes da placa de orifício, e P3 a pressão depois da placa de orifício. No ponto D observa o diâmetro total da tubulação, e d o diâmetro furado da placa de orifício.
Este é um dos meios mais usados para medição de fluxos.