Placa de orificio
As Placas de orifício são construídas para fazer medição de vazão de líquido, gases e vapores, pois são usados para determinar as quantidades de produtos vendidos, comprados e transferidos entre fabricantes, transportadores e consumidores finais. No sistema de medição de vazão as placas de orifício são as mais usadas pelo seu baixo custo, simplicidade, ausência de partes moveis, pouca manutenção, aplicação para vários tipos de fluido, etc. Dados de entidades da área de instrumentação mostram que, nos Estados Unidos, cera de 50% dos medidores de vazão usados pelas indústrias é desse tipo.
Os materiais mais usados construir essas placas é: aço carbono, aço inoxidável, monel, bronze, latão. A escolha do material vai depender do fluido que esta entrando em contato com as placas, sob o aspecto da corrosão química, também tem que ser materiais que não se deformem com a pressão e não se dilate com a temperatura, e que seja de fácil manipulação mecânica. A velocidade também é um fato importante, pois a alta velocidade pode provocar erosão na placa, e a baixa velocidade provoca lodo na mesma. A geometria da placa consiste em uma pequena chapa de espessura fina, circular, plana e etc.
Existem tambem outros tipos de placa como: Placa de orficio de canto vivo(square edge), canto cônico e arredondado, placa com orficio quandrante.
As placas de orifício é montada em uma tubulação, sendo sustentadas por dois flanges, onde são inclusas as tomadas de pressão diferencial, não deve haver distúrbios antes e depois da placa, como válvulas, bombas, curvas, sendo esses distúrbios de vazão que podem influenciar na velocidade e criar redemoinhos, criando erros na medição.
Essas tabelas mostram os tipos de medidores mais usados e a comparação entre diferentes medidores de