Placa de orifício
Instituto de Ciência e Tecnologia
Engenharia Mecânica Laboratório de MecFlu
Placa de Orifício
Nome do Aluno
RA
Ribeirão Preto – 25/03/2014
1. Introdução
Os métodos de medição de vazão através de dispositivos do tipo orifício geradores de pressão diferencial são de longe os mais empregados pela indústria. A grande aceitação destes métodos de medição de vazão deve-se à facilidade de instalação e manutenção, boa confiabilidade e custo relativamente baixo, que compensam seus inconvenientes, que são a não linearidade, a baixa rangeabilidade e a grande dependência das condições operacionais.
Um sistema de medição de vazão através de orifício é constituído basicamente por um dispositivo gerador de pressão diferencial introduzido na tubulação e instrumentos e acessórios destinados a medir a pressão diferencial. Os dispositivos introduzidos na tubulação são chamados de “elementos primários”, inclusive as tomadas de pressão. Já os outros instrumentos e acessórios necessários para a medição são chamados de “elementos secundários”.
Os elementos primários que geram pressão diferencial permitindo a medição de vazão podem ser:
- Placas de Orifício
- Orifício Integral
- Bocais de Vazão
- Venturis
- Bocais Venturis
- Tubo de Pitot
As placas de Orifício podem ser projetadas para medir vazão de líquidos, gases e vapores e estes podem ser limpos ou conter algum tipo de sujeira (Placas de Orifício especiais – Placa Segmental ou Placa Excêntrica). Os líquidos também podem ser viscosos, sendo nesse caso aplicadas placas especiais (Placa de Bordo Quadrante ou Placa de Entrada Cônica).
As Placas de Orifício “clássicas” são as placas de orifício concêntricas. Cada projeto de placa de orifício deve ser individual e levar em conta: Dados da tubulação (Diâmetro, Schedule e Classe de Pressão da linha),