PIS ENVIADA
Daniela Marron Pereira Pontes 1
Sabrina de Oliveira Luz2
Vandrise Rodrigues Pereira3
Resumo: Neste trabalho, serão apresentados argumentos para identificar se ser líder de uma equipe é um dom ou uma habilidade o qual possa ser desenvolvida. Ser um líder é mais que comandar uma equipe, é saber desenvolve-la da melhor forma e conduzi - lá ao sucesso. Nem todas as pessoas estão preparadas para conduzir e desenvolver uma equipe há quem busque o líder dentro de si e outras que não precisam sequer de treinamento. Entretanto a de se perguntar o porquê algumas pessoas conseguem ser lideres com facilidade e outras não. Então o objetivo é mostrar se o líder é um ser nato, que já nasce sendo um líder ou uma habilidade que venha a ser desenvolvida através do tempo ou até mesmo em cursos os quais as empresas possam oferecer aqueles que desejam serem líderes, pois essa característica requer também outros quesitos como carisma e expressão de ideias.
Palavras-chave: Líder. Habilidade. Dom. Conceito. Capacidade de influenciar.
INTRODUÇÃO
O tema liderança nos dias atuais tem um forte apelo tanto aos que dirigem, como aqueles que são dirigidos. Livros, artigos e teses acadêmicos descrevem de diversas formas o modelo ideal do líder do século XXI. Mas como encontrar esse líder? Como pode identificá-lo? Primeiramente precisa-se mudar o conceito que muitos têm de que liderança é uma capacidade inata de cada pessoa.
As organizações podem e devem formar e desenvolver novos lideres, o primeiro passo para que isto aconteça é adoção de uma metodologia de gestão de pessoas dentro da organização. Alguns desenvolvem metodologias para o relacionamento com os colaboradores, outras correntes vão buscar a autoajuda como fonte de inspiração. Porém a realidade tem demonstrado que na maioria dos casos essas teorias e fórmulas não estão funcionando.
Enquanto por um lado o líder é estimulado a melhorar o relacionamento entre seus seguidores. Por outro