Modulação AM
CAMPUS JOÃO MONLEVADE
ICEA
Marcus Vinícius de Freitas Diadelmo
Modulação AM
João Monlevade
23/02/2013
Introdução
O processo de modulação e demodulação AM de um sinal, consiste basicamente em deslocar o espectro de frequência de um sinal a fim de adaptar o sinal para transmissão, envio e recepção, pois frequências mais altas são necessárias para garantir maior eficiência na propagação. A modulação também evita a sobreposição de sinais, já que a frequência de transmissão passa a ser conhecida. Existem alguns métodos para transmissão deste sinal, neste trabalho mostraremos a Modulação AM-DSB-SC e AMTRADICIONAL.
A transformada de Fourier de um sinal, nos mostra o espectro de frequência desse sinal, sendo que em várias funções representadas no tempo, não conseguimos visualizar as frequências presentes no sinal, com isso recorremos à transformada de Fourier.
Desenvolvimento
Modulação AM-DSB
Consiste em multiplicar o sinal por um termo de cosseno(portadora) com um frequência maior. Temos como sinal modulante (m(t)), m(t)= +
+
-
+
Para a portadora temos, port(t)= As figuras 1 e 2 mostram as funções temporais e suas transformadas de Fourier.
Figura 1. Sinais no tempo.
Figura 2. Transformada de Fourier dos sinais.
Demodulação
A demodulação AM-DSB, é feita de forma síncrona, pois é necessário recuperar o sinal da portadora, ou seja, gerar um sinal senoidal com a mesma frequência e fase da portadora e multiplicá-lo pelo sinal modulado, depois é utilizado um filtro passa-baixas, e assim o sinal modulante é recuperado. As figuras 3 e 4 mostram os sinais demodulados.
Figura 3. Sinais temporais demodulados, antes e depois de ser filtrado.
Figura 4. Transformada de Fourier do sinal demodulado, antes e depois de ser filtrado. AM-Tradicional
Consiste em multiplicar o sinal por um termo de cosseno(portadora) com uma frequência maior e somar o sinal pelo mesmo termo de